segunda-feira, 19 de abril de 2010

ATIVIDADE FINAL

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA 2010 – COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ATIVIDADE FINAL
A AUTONOMIA DAS ESCOLAS E UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A HUMANIZAÇÃO EDUCACIONAL.
INTRODUÇÃO
A Política da Educação no Brasil vem de encontro a preencher toda a carência educacional instalada durante década. Com a implantação dessa política e todo o investimento aplicado para a Educação Básica, o FNDE promoveu e incentivou Políticas Públicas com objetivos claros e um conjunto de medidas de natureza técnica, administrativa e financeira que promovem a melhoria da educação.


DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO

A Proposta Educacional do Estado de São Paulo, em diapasão com o FNDE, tem implantado programas de relevante importância e enriquecimento para a educação. Os recursos enviados as escolas oferecem uma melhor qualidade de ensino. Mas simples existência de planos e recursos, por si só, não asseguram a ação, o êxito do planejamento pode ter como contrapartida dois pontos: a autonomia das escolas e a humanização educacional.

ANALISE DA SITUAÇÃO

A autonomia das escolas tem seu fundamento na exigência ética de que a ação educativa não se reduz ao mero cumprimento de horários e de execução de tarefas determinadas por órgãos exteriores à instituição. É preciso deixar que as escolas corrijam os seus próprios erros, quando for o caso, pois não convém que aqueles que educam fiquem confundidos e inseguros a respeito de suas intransferíveis responsabilidades, deixando tudo o mais, que é a vida das escolas, serem decidido por elas próprias, respeitando a orientação contida nas diretrizes.
O segundo ponto, é a conscientização e a valorização desses recursos destinados à escola; pois é comum vermos as indiferenças em relação a esses recursos. Presenciamos educandos desmotivados e desinteressados, se recusando receber material, dizendo não querer ou jogando fora. Ou educador se negando a usar ou simplesmente ignorando os recursos pedagógicos destinados à escola, os quais inovariam ou enriqueceriam sua aula.

ENCAMINHAMENTOS

Perante o exposto, é necessário se investir em políticas educacionais voltada mais para a conscientização e valorização desses recursos, com programas que levem a comunidade escolar perceberem a importância dos mesmos para o avanço da Educação. Nada adianta uma formação conteudista sem a formação humana motivadora.


CONCLUSÃO

Somente com essa “domesticação” e o comprometimento humano desembocado no caminho da realidade educacional e a realidade educacional e a autonomia das escolas, teremos maiores possibilidades de concretização abrindo uma perspectiva real para que se efetive um substancial avanço a educação. Assim, poderemos sentir a curto e longo prazo resultados positivos dos investimentos do FNDE e das Políticas Públicas. Portanto, seria prematuro e por isso mesmo ocioso, qualquer esforço de ajuizamento dos efeitos desses novos textos legais na ordenação e melhoria da Educação Básica.



EQUIPE


MARIA LAURA THOMAZINI
SOLANGE PEREIRA DE GOUVÊA VIEIRA